Espinhas
O que são, causas e tratamentos estéticos
O que são Espinhas
Cientificamente chamadas de acne, as espinhas são lesões avermelhadas com bordas bem definidas, cheias de sebo, que inflamam com facilidade e surgem principalmente na adolescência, embora possam atacar também pessoas adultas. Seja devido à proliferação de bactérias, seja pelo excesso de glândulas que excretam gordura ou mesmo por fatores hereditários, as espinhas podem atacar qualquer um.
O que causa as Espinhas
No caso da proliferação de bactérias que, geralmente, se desenvolvem em torno do folículo piloso, a tendência é que a inflamação acarrete um acúmulo de pus que faz surgir o que conhecemos por espinha ou acne.
Mas o fator mais comum de incidência de espinhas está ligado, na verdade, às alterações hormonais do período de transição da infância para a fase adulta, que é quando os hormônios sexuais afloram. Nessa época, são produzidas glândulas sebáceas em excesso em virtude dos processos de transformação do corpo, o que aumenta a oleosidade da pele e gera as condições necessárias para o surgimento de espinhas.
Quando o motivo que leva a formação de espinhas está relacionado a fatores genéticos a doença se estende muitas vezes à vida adulta do paciente e pode se manifestar mesmo antes de ele entrar na adolescência, já por volta dos 10 anos de idade.
Tratamentos para Espinhas
A Pró-Corpo indica Peeling Químico, Limpeza de Pele e Luz Pulsada para o tratamento de espinhas, saiba mais na aba “Sobre os Tratamentos”.
Como prevenir as Espinhas
A limpeza adequada da pele, com o intuito de diminuir a sua oleosidade, e a realização de esfoliações, que ajudam a desobstruir os poros, são importantes medidas preventivas.
Como funcionam os tratamentos para Espinhas
A Limpeza de Pele é iniciada com um gel de limpeza e uma lavagem local com um sabonete esfoliante. Logo após são aplicados algodões com uma solução chamada trieta e uma máscara térmica, que amolecerá a pele e abrirá os poros. A máscara é retirada e começa a desobstrução dos cravos e espinhas, feita manualmente ou com ajuda de curetas. Depois é aplicado um gel antisséptico e uma máscara calmante para tirar possíveis vermelhidões. A máscara é retirada com um tônico, e finaliza-se com um protetor solar.
O Peeling Químico estimula a regeneração natural dos tecidos e também a produção de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da pele e seu aspecto jovial). Uma solução que fará com que as células se renovem é aplicada na pele. Durante o processo ocorre uma escamação da pele que pode ser na camada superficial, média ou profunda, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova.
A Luz Pulsada é um método de emissão de luz e calor baseado na distribuição de energia pelos locais de aplicação, o que progressivamente combate os sinais da chegada do envelhecimento. Com uma média de 5 sessões é possível obter excelentes resultados que, a cada aplicação, aumentam o grau de satisfação dos clientes.
Duração dos tratamentos
Com exceção da limpeza de pele, que tem duração de 1 hora e 30 minutos, todos os outros procedimentos têm duração de aproximadamente 30 minutos. A limpeza de pele é recomendada uma vez a cada 3 meses, para o peeling de diamante são necessárias cerca de 5 sessões, com intervalos de 7 ou 15 dias entre elas. Para a técnica de peeling químico é necessário avaliação do estado e reação da pele após a descamação, para indicação ou não de novas sessões. Os procedimentos podem ou não ser combinados para otimização do tratamento.
Cuidados depois dos tratamentos
Os tratamentos para acne não comprometem o retorno às atividades normais. Após o procedimento, e sempre, é importantíssimo o uso diário de filtro solar com um mínimo de 30 FPS.